Pessoas com saudade da Terrinha

Seguidores

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

MAPA DA CORRUPÇÃO POLÍTICA DO ESTADO: RECIFE E FLORES APARECEM NO TOPO DA LISTA DOS MAIS CORRUPTOS DE PERNAMBUCO


Pernambuco está entre os dez estados com maior número de processos de corrupção em tramitação no Tribunal de Justiça. Existem 3.490 ações relacionadas a crimes contra a administração pública. O Tribunal de Justiça fez um levantamento revelando as cidades com maior índice de casos. Recife e Flores, no Sertão, estão no topo da lista.

Todas as ações foram movidas até 2011, e 870 delas foram julgadas até ontem, um percentual de 24,92%. Os dados foram divulgados pela Corregedoria do TJPE e pelo gestor da Meta 18 no estado, o desembargador Mauro Alencar. Em levantamento constatou que as cidades com maior índice de casos são: Recife, a capital, e Flores, um pequeno município do Sertão do Pajeú. Estes tem o maior número de ações de improbidade administrativa.

O número surpreende porque se referem a processos de corrupção movidos ate 31 de dezembro de 2011, ou seja excluindo os anos de 2012 e 2013. Mais eles vieram a tona em virtude da Meta 18 estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça em novembro do ano passado, num acordo entre os tribunais. A Meta 18 visa melhorar a imagem do Judiciário e julgar, até o fim deste ano, ações contra a administração pública, especialmente a improbidade administrativa, distribuídas ao Superior Tribunal de Justiça, à Justiça Federal e aos estados.

Nesse quadro, o TJPE está com o desempenho abaixo do esperado pelo CNJ, que seria de 75% das ações julgadas. Entre os 27 estados da União, segundo os dados publicados pelo CNJ em 29 de julho passado, o Judiciário de Pernambuco ficou no 22º lugar no ranking, na frente apenas do Amazonas, Paraíba, São Paulo, Piauí e Bahia. Mas tanto o corregedor estadual Frederico Neves, quanto Mauro Alencar esperam realizar um mutirão, no mês que vem, para acelerar os julgamentos e chegar aos 100% dentro do prazo. Um desafio e tanto, considerando haver casos de 2012 e 2013 que nem sequer foram tocados.

Veja o ranking dos dez municípios de Pernambuco por crimes de improbidade administrativa:

1º Recife com 60 ações;
2º Flores com 28 ações;
3º Bonito com 24 ações;
4º Palmeirina com 18 ações;
5º Lagoa Grande com 17 ações;
6º Trindade com 17 ações;
7º Brejo da Madre de Deus com 16 ações;
8º João Alfredo com 16 ações;
9º Ouricuri com 16 ações;
10º Pedra com 15 ações.

OBS: O levantamento leva em conta municípios com mais de 10 ações de improbidade.

Fonte: Tribunal de Justiça de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário