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sábado, 28 de janeiro de 2012

Fisiologismo na política – uma análise.



Os muitos deslizes éticos e criminais praticados pela classe política são movidos pelo fisiologismo, prática que visa sempre o favorecimento privado em prejuízo do interesse púbico comum. É o vereador que não denuncia os desmandos do prefeito por ter um veículo agregado, os filhos nomeados ou até alguns cabos eleitorais empregados na Prefeitura. É outro que desliza em irregularidades e crimes, aproveitando-se do prestígio do cargo, e tem de seus colegas a (in)devida “blindagem”, num corporativismo criminoso e cínico.
O Fisiologismo também está presente entre os partidos, por exemplo, quando apóiam governos que tem práticas ideológicas diferentes das suas, apenas porque ganhou uma secretaria ou um ministério. Não há lealdade ideológica ou partidária nesse mundo. A lealdade da maioria deles é com o poder e com o dinheiro. Na sonora questão da fidelidade partidária existe uma incongruência ética nos próprios partidos: o companheiro que deixa a sigla é traidor; o adversário que para ela acorre é herói. Por quê? É o jogo da conveniência. Não precisa dizer que esta prática corriqueira é o principal combustível da corrupção no país. Como se fossem meninas pobres, sem esperança e valores morais, alguns políticos estão se arriscando nos “prostíbulos” da vida pública, se vendendo e se prostituindo.
Infelizmente, essa prostituição na esfera política só acontece porque o político também precisa se prostituir com o eleitor que, para dar o voto exige benefícios como dinheiro, cimento, remédio, tijolo, areia, botijão de gás, cesta básica, liberação de multas e permissão para colocar mesas na calçada em frente o comércio, o que impede o passeio público, mas garante o voto.
Apesar de conhecerem essa dinâmica, políticos e eleitores estão viciados e não conseguem acabar com esse meretrício, que alguns, cinicamente, chamam de trabalho social, uma artimanha criada para manter-se no poder.
Um estudo da Organização Transparência Brasil, concluiu que os parlamentares brasileiros são os mais caros do mundo. Um minuto trabalhado aqui custa ao contribuinte R$ 11.545,00. Por ano, cada senador não sai por menos de R$ 33.000.000,00. O custo anual de um deputado é de R$ 6.600.000,00. Os valores gastos com o Congresso causam ainda mais espanto, quando comparados a países mais ricos que o Brasil. Se calcularmos a média dos custos de deputados e senadores, cada parlamentar do Brasil sai por R$ 10.200.000,00 por ano; na Itália, R$ 3.900.000,00; na França, pouco mais de R$ 2.800.000,00; na Espanha, cada parlamentar custa por ano R$ 850.000,00; e na vizinha Argentina, R$ 1.300.000,00. E este custo se repete, - guardadas as devidas proporções - mas não menos escandaloso, nas Assembleias legislativas e nas câmeras de vereadores, e o pior exemplo está em Brasília: Cada um dos 24 deputados distritais custa, por ano, quase R$ 10.000.000,00 e os vereadores das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, cada um, sai por pelo menos R$ 5.000.000,00. Com essas cifras, somadas aos privilégios, dá pra entender a tamanha mobilização empreendida pelos postulantes a esses cargos, ao ponto de cometerem os mais terríveis crimes. Passa longe da prática o discurso da intenção de promover o bem público, o progresso coletivo e o bem estar social.
Por outro lado, não teremos grandes avanços que mudem este cenário enquanto parte expressiva, senão a maioria do eleitorado, votar em troca de favores, buscando o bem próprio ou com o olho num emprego ou bolsa de estudo, ou ainda movido por sentimentos menores como o ódio ou o ressentimento. Se o eleitor vota assim, como esperar que a pessoa por ele escolhida vá se conduzir de modo diferente? Se o eleitor busca o próprio bem, como reprovar o político eleito quando este o deixa de lado e vai cuidar de seus próprios interesses? Qual a diferença moral entre a atitude de um e de outro? Quem vende voto por um emprego faz algo melhor do que o vereador que vende voto nas sessões da câmara?

Professor Márcio Siqueira – Flores/PE.

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