Pessoas com saudade da Terrinha

Seguidores

terça-feira, 10 de abril de 2012

O que acho de bom navegando por ai!!! Resgate Cultural



No sertão, café da manhã que se preze tem que trazer o tradicional e inconfundível sabor do "Bolo de Caco", curiosamente também apelidado de "Orelha de Pau". Uma iguaria que se incorporou a tradição culinária não apenas das famílias mais humildes do sertão mas de todo o Nordeste.

Fácil de fazer e simples em sua composição, o Bolo de Caco, fez e faz, embora hoje em menor escala, parte da vasta cozinha sertaneja, em especial a do homem do campo.

Assim como o Bolo Baeta (outro manjá dos deuses), a Orelha de Pau ainda pode ser encontrada nos tabuleiros espalhados pelas feiras livres e em improvisados cafés que compõem o cenário tipico das cidades interioranas em dia de feira.

Particularmente a minha relação com o Bolo de Caco é de imorredoura paixão antiga. Durante anos aquele bolinho fez parte da minha opção alimentar. D. Mariinha com aquele cuidado e devoção próprio das mães cuidava de preparar alguns para eu saborear na hora do recreio escolar do velho Colégio Josué Bezerra onde cursei todo o primário. Foram anos assim. Todos os dias estavam lá bem guardados na minha lancheirinha de plástico azul em formato de elefante, os bolinhos de caco devidamente arrumado e embrulhados feito tapioca. Esse era o lanche do menino pobre que não trocava a iguaria feita em casa por nenhuma garafa de Coca-Cola, um luxo impensável para minhas parcas finanças naquela época.

Hoje crescido não me divorciei do costume e do sabor do petisco. A difuldade que encontro é de tê-lo de dividir com o meu pequeno Yan de 3 anos que, assim como o pai, se delicia com a Orelha de Pau.

Para os amantes do Bolo de Caco, segue a sua receita:

Igredientes:
2 ovos (de galinha de capoeira)
2 xícaras de leite
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de fubá de milho
2 colheres de açucar
1 pitada de sal


Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e asse numa frigideira untada com manteiga da terra.

- Ah, fiquem a vontade para convidar-me a um cafezinho em sua casa, não faço cerimônias em aceitar de pronto.

Fonte:http://omundocomoelee.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário