Pessoas com saudade da Terrinha

Seguidores

terça-feira, 8 de março de 2011

Sitienses: Feliz Dia da Mulher!


Uma homenagem à mulher sertaneja

Por Florbela Espanca
Uma homenagem à brava mulher sertaneja de mãos calejadas e pele queimada pelo sol. Uma homenagem à fertil criadora de homens e de sonhos, que se levanta de madrugada depois de uma noite de amor, sem o arrepio da incerteza e com a vontade inquebrantável de vencer. Uma homenagem para aquela que não tem medo da vida nem da morte, porque sem ambição, aspira a eternidade.

Hoje, Dia da Mulher, essa homenagem é para a mulher do campo nos versos da imortal escritora portuguesa Florbela Espanca:

Rústica

Por
Florbela Espanca



Ser a moça mais linda do povoado,

Pisar, sempre contente, o mesmo trilho,

Ver descer sobre o ninho aconchegado

A bênção do Senhor em cada filho.



Um vestido de chita bem lavado,

Cheirando a alfazema e a tomilho...

- Com o luar matar a sede ao gado,

Dar às pombas o sol num grão de milho...



Ser pura como a água da cisterna,

Ter confiança numa vida eterna

Quando descer à "terra da verdade"...



Meu Deus, dai-me esta calma, esta pobreza!

Dou por elas meu trono de Princesa,

E todos os meus Reinos de Ansiedade.

3 comentários:

  1. Parabéns Sertanejas sitienses. Tenho muito orgulho de ser!!!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse poema , Simplesmente ADORO Florbela !

    Parabéns para todas nós mulheres !

    E parabéns pelo blog Manu, Adorei.

    ae vai o link do meu se quiser dá uma passadadinha por lá :D

    http://jerssicacaroline.blogspot.com/

    ResponderExcluir