Pessoas com saudade da Terrinha

Seguidores

sábado, 26 de março de 2011

Tô lendo e recomendo


Luna Clara e Apolo Onze


Sinopse

´[...] estou diante de Luna Clara & Apolo Onze. Adriana Falcão aqui reinventa não só a narrativa como a linguagem. Ela reinventa a maneira de contar uma história. E faz isto com mão de mestre, com um nível de invenção que não conheço em outros autores brasileiros. Ela chegou arrasando. Recomendo apenas uma coisa aos leitores de Luna Clara & Apolo Onze: vão anotando os nomes dos personagens, à medida que eles vão aparecendo - são muitos, muitos mesmo, e cada um mais bem construído do que o outro - para não se perderem no meio da teia-trama de Adriana. Depois de tê-los, todos eles, sob seu domínio, o leitor vai experimentar, extasiado, a alegria de percorrer uma obra-prima.

Minha visão

Tudo na vida acontece, primeiramente, por causa de uma pessoa. A combinação de ideias, planos, imaginação e o estabelecimento de ideias torna possível o surgimento de coisas incríveis. Às vezes nos limitamos a pensar somente nas grandes invenções como a luz, o avião, o telefone e outras coisas do tipo, mas a verdade é que as invenções aparentemente simples podem marcar as nosas vidas da mesma forma, ou até mais que as grandes invenções.
Somos nós que alimentamos nossas mentes. Agora, como a alimentamos influenciará nossas personalidades. Muitas vezes ao falar em livros fazemos cara feia ou inventamos uma desculpa para tentar fugir desta atividade: a leitura. Mas você já parou p[ara pensar que, talvez, por causa de um simples livro, você faça parte da história? Já pensou8 em ter uma "experiência" com o narrador através de simples palavras ou trechos do livro? Luna Clara e Apolo Onze, escrito por Adriana Falcão, é um livro que ganha a atenção do leitor de forma diferente. Desde o começo do livro há um mistério e, para saber o resultado final, é necessário continuar lendo. É uma história que desperta a curiosidade levando o leitor a seguir pela motivação e provavelmente pela "necessidade" de saber o que acintecerá depois de cada capítulo ou evento.
Desde o começo você como leitor está apena assistindo à história. Adriana Falcão usou um jogo de palavras que envoulveu o leitor,"Vocês sabiam que, nesse exato instante, uma certa moça que está lendo um livro precisa urgentemente encontrar um certo rapaz?[...]" "E vocês sabiam que, nesse exato instante, esse tal rapaz está lendo o mesmo livro e também precisa urgentemente encontrar a tal moça?[...]" É um livro tanto. Embora pareça ser repetitivo e, às vezes, cansativo, é muito legal. Quem sabe você se torne o próximo personagem de uma história tão legal como Luna Clara e Apolo Onze?



Manuella Epaminondas

Nenhum comentário:

Postar um comentário