Pessoas com saudade da Terrinha

Seguidores

quarta-feira, 16 de março de 2011

Tô Lendo e recomendo



Persépolis

Incrível como é bom ler um livro que te faz pensar, que instiga a curiosidade e que transforma o jeito de pensar.

As histórias da garota Marjane Satrapi, que com apenas oito anos descobre que o mundo não é só feito de desenhos animados.

O livro é a autobiografia dela, que viveu a ditadura islâmica, a guerra no Irã (quando o Iraque invadiu) e de uma forma bastante consciente escreveu em quadrinhos, as histórias de uma iraniana bastante politizada.

E no sábado, aluguei o filme Persépolis e fiquei ainda mais emocionada!! Uma das partes mais engracadas do livro e do filme, é quando a Marjane vai à rua comprar uma fita de rock, porque está cansada de ouvir Bee Gees.

Poderia citar diversas partes do livro, mas indico vocês a lerem o livro e depois assistirem o filme. É muito bom =o)

Resenha do livro

Persépolis, a autobiografia em quadrinhos da iraniana Marjane Satrapi, é publicada agora em volume único, que reúne as quatro partes da história.Marjane Satrapi tinha apenas oito anos quando se viu obrigada a usar o véu islâmico, numa sala de aula só de meninas. Nascida numa família moderna e politizada, em 1979 ela assistiu ao início da revolução que lançou o Irã nas trevas do regime xiita ? apenas mais um capítulo nos muitos séculos de opressão do povo persa.

Vinte e cinco anos depois, com os olhos da menina que foi e a consciência política à flor da pele da adulta em que se transformou, Marjane emocionou leitores de todo o mundo com essa autobiografia em quadrinhos, que só na França vendeu mais de 400 mil exemplares. Em Persépolis, o pop encontra o épico, o oriente toca o ocidente,o humor se infiltra no drama e o Irã parece muito mais próximo do que poderíamos suspeitar.

Resenha do filme

Marjane é uma jovem iraniana de oito anos, que sonha em ser uma profetisa do futuro, para assim salvar o mundo. Querida pelos pais cultos e modernos e adorada pela avó, ela acompanha avidamente os acontecimentos que conduzem à queda do xá e de seu regime brutal. A entrada da nova República Islâmica inaugura a era dos "Guardiões da Revolução", que controlam como as pessoas devem agir e se vestir. Marjane, que agora deve usar véu, deseja se transformar numa revolucionária. Mas, para tentar protegê-la, seus pais a enviam para a Áustria.

Fonte: Blog Eu coiseio. Tú coiseias. Nós coiseamos.

6 comentários:

  1. Que legaaal!!! Nossa, meu blog está mofando, não dou mais tanta atenção para ele,but, agora levei uma injeção de start.

    Adorei. Obrigada.

    =o)

    ResponderExcluir
  2. Olá Manuella, obrigado pelo comentário e seja muito bem vinda!
    Gostei dessa dica, quero ler(e ver).
    Muito bacana seu blog!Sucesso...

    ResponderExcluir