Pessoas com saudade da Terrinha

Seguidores

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Tô lendo e recomendo

* Não apenas por se tratar de um livro acadêmico recomendo este exemplar, mas é principalmente por detalhar o processo histórico economico brasileiro numa esfera mundial que este livro é uma das obras mais completas a qual eu já li.
Vale a pena, ler..



Formação Econômica do Brasil é um livro de Celso Furtado, escrito em 1958, quando o autor se encontrava na Universidade de Cambridge, Inglaterra, fazendo estudos de pós-doutoramento. Publicada no Brasil em janeiro de 1959, duas semanas depois, a obra ocupava o terceiro lugar entre os livros mais vendidos no país, numa lista encabeçada pelo romance Gabriela, cravo e canela, de Jorge Amado. Desde então, vendeu no Brasil cerca de 300 mil exemplares e foi traduzida em oito idiomas (inglês, francês, castelhano, italiano, romeno, polonês, japonês e chinês)

A originalidade do enfoque de Celso Furtado foi debruçar-se sobre o passado para esclarecer o presente, isto é, buscar nos cinco séculos da história brasileira as raízes dos problemas que entravavam o desenvolvimento do país. Também inovadora era a combinação do método histórico com a análise econômica, que levou o autor a esboçar uma visão interpretativa da sociedade brasileira e a abrir novos horizontes da compreensão do passado. Esse "modo amplo de ver", como escreveu na época o historiador Francisco Iglesias, foi uma das razões que fez seu colega francês, o historiador Fernand Braudel, considerar Formação econômica do Brasil um dos grandes livros de história econômica do mundo. Desde então, Celso Furtado é tido como um dos grandes intérpretes do Brasil. A obra inspirou gerações de pesquisadores e universitários que a ela dedicaram teses não só na área de economia, como da sociologia, política e história.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário