Quando eu paro e recordo o meu passado No Sertão, no meu tempo de menino Dentro do peito um certo desatino Toma conta d'um coração alado Que de tanto com o mundo ter sonhado E aspirado um sucesso no futuro Desligou-se d'um modo prematuro Do Sertão, do seu lugar querido E a lembrança de tudo lá vivido Me derruba, e esse golpe é sempre duro. Jakson Amorim ( autor, poeta e colaborador do Blog)
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Sitiense é Premiado em concurso de Literatura em Guarujá - São Paulo
No concurso “Pérolas da Literatura” que tem como objetivo estimular a produção literária e desenvolver a Poesia no Município de Guarujá – São Paulo. Tivemos representação do Sitiense Jakson Amorim.
O concurso foi dividido em duas categorias: juvenil (até 18 anos) e adulta (acima de 18 anos), nas modalidades: Poesia, Crônica e Conto. O tema era livre e o participante poderá se inscrever com no máximo três trabalhos inéditos, sob pseudônimo.
A apresentação dos trabalhos foi realizada no dia 26 de junho de 2010, no Teatro Municipal Procópio Ferreira, localizado na Av. Dom Pedro – Enseada, às 20h.
E tivemos a honra de ver um poeta sitiense no palco e melhor ainda com troféu nas mãos, Jakson Amorim fico em 3º lugar na categoria adulto, veja no vídeo, apresentação que lhe conferiu a premiação.
Texto: Manuella Epaminondas
domingo, 27 de fevereiro de 2011
Construindo nossa história
Documentário : Fundação da Vila de Sítio dos Nunes
*Este pequeno documentário relata fatos que marcaram a história da comunidade de Sítio dos Nunes; as informações contidas nestas linhas são resultado de uma pesquisa realizada no ano de 2005, pelos professores da Escola Municipal Doutor Paulo Pessoa a fim de ser tema do projeto Folclore da referida escola, todas as informações que aparecem nos texto foram colhidas através de depoimentos de membros da comunidade.
Foi no segundo quartel do século XVII que chegaram no sertão de Pernambuco os portugueses: Agostinho Nunes de Magalhães e Manoel Nunes, pai de Aniceto Nunes da Silva.
Aniceto Nunes da Silva, primogênito do Capitão – mor Manoel Nunes e sua esposa D. Francisca Coelho (Irmã do Padre João Coelho), tornou-se capitão por direitos adquiridos não somente pela casa Torre de Garcia d’Ávila com através de Cristóvão de Burgos (rico semeio de Sergipe) e grande proprietário do Sertão de Pernambuco, adquirindo a fazenda Tamboril com mais de 20 léguas de extensão subdividida em 08 grandes fazendas, uma dela irá se tornar a vila de Sítio do Nunes.
Aniceto casou-se com dona Antônia Lourenço de Aragão, prometida a ele desde que nasceu, desta união conceberam 09 filhos: Manoel Francisco da Silva, Cipriano Nunes, José Francisco da Silva, João Nunes da Silva, Antônio Leandro Nunes, Alexandre Nunes, Francisca Nunes da Silva.
A ( sesmaria) fazenda foi herdada por Aniceto e posteriormente passada de pai para filho( João Nunes). Desta forma em meados de 1748, João Nunes aloja-se com sua esposa e sete filhos: Padre Dario, Salvino, Juvenal, Emília, Simplício, Benedito e Constância. Seguindo a mesma linha de sucessão, Padre Dario herda a terra de seu pai, mas decidiu desenvolvê-la e dividi-lá com seus irmãos.
Padre Dario, filho de João Nunes, precisou ir para o Rio de Janeiro para continuar sua missão como seminarista; seus irmãos construíram moradias, cada um na sua parte cedida pelo irmão, casaram-se e tiveram filhos, essas terras foram passadas de geração para geração. Alguns formam procurar melhores condições de vida fora, mas muitos continuaram aqui. Em seguidas outras famílias foram se instalando na comunidade, por volta das décadas de 20 á 40. Com p crescimento do número de habitantes, surge à necessidade de alfabetizar; que primeiro exerceu esta tarefa foi João Dantas no Calumbí, as aulas aconteciam na casa de Daniel Nunes Duarte.
A primeira casa construída situava-se na rua velha, o meio de transporte da época era os burros e cavalos, o primeiro automóvel que a comunidade pode usufruir, pertenceu a Zé de Lúcio ( um caminhão), já o primeiro carro de passeio pertenceu a Dezinho irmão de Amaro.
A primeira feira livre foi realizada em 20 de agosto de 1923 e assim o comercio foi diversificando com o surgimento de Farmácias, Padarias (Teodomiro),bodegas(Zé Fernandes, Chá Preto), Hotéis ( Filomena), a comercialização de combustíveis, vários armazéns de algodão e duas alfaiatarias de Zé Diniz.
Fato importante: no lugar onde seria a fabrica de doces Pajeú, funcionava um hotel, chamado Fabricio que pertencia a José Diniz nos anos 50 e passou para Pedro Estima , ex-prefeito de Flores, local onde foi construída a Fabrica de doces Pajeú, com o assassinato de Pedro Estima a fabrica acabou falindo.
Neste período predominava como base econômica forte a agricultura: o cultivo de feijão, milho e algodão, na pecuária a criação de gado era predominante. Mesmo com os problemas que o pais enfrentavam frente a crise de 1932 e os problemas enfrentados frente as secas que sempre atingiram o sertão a comunidade prosperava.
Os senhores com maior poder aquisitivo eram Dario José de Goes, Juvenal Duarte, Joaquim Nunes e Tertúlino Goes. Um fato intrigante e que não existiam armazéns pertencentes aos fundadores da comunidade, todos os armazéns pertenciam aos habitantes que se alojaram por lá.
A primeira escola foi fundada em 1948 pelo estado, existiam quatro cadeiras estaduais, regidas pelas professoras Dona Prazeres, Suzana, Deusdete e Maria do Carmo. Depois com as professoras Jáe e Lurdes Fernandes. Dona Severina se destacou como professora e até hoje reside na comunidade ela lecionou entre os de 60 a 80.
Quanto a cultura: as festividades era comemoradas quase sempre em forma de bailes a caráter ou a fantasia, nas respectivas épocas: mês mariano, carnaval e São João.
O São João, principal festejo da comunidade, começou por volta dos anos de 1928 a 1930 a ser comemorado, a principio na casa Daniel Nunes Duarte.
O salão de bale onde ocorriam as festividades do carnaval, localizava-se onde hoje o correio, lá ocorriam festas deslumbrantes.
A sociedade onde hoje é a mercearia de Dona Biú, era um espaço para os membros distintos da sociedade, assim mulheres “da vida” não poderiam frequentar como também as pessoas de poucas posses. A divisão social já estava presente na comunidade.
Na década de 40, a construção da igreja e casa paroquial constituiu o principal acontecimento da comunidade, o projeto foi idealizado e trazido para cá pelo Padre e engenheiro arquiteto Holandês da ordem redentora Dom Vicente, a construção foi feita por doações da comunidade como também por mutirões, onde até as crianças ajudam em procissão a carregar os tijolos para erguer as paredes ( dentre estas crianças estavam: Expedito Porfirio, José Nunes e José Campos), a construção teve inicio em 18 de Maio de 1940 e terminou em 1942), a comunidade decidiu que o padroeiro seria São João Batista uma vez que a festa já era comemorada por todos, assim de 15 a 24 de junho o distrito esta em festa.
Antes do termino da casa paroquial, Dom Vicente ficou doente foi para Recife (capital) tratar-se mas faleceu em 1946,a comunidade terminou a construção, porém sentiu muito a falta de Dom Vicente.
Como o tempo a casa paroquial foi vitima de vandalismo e desprezo e acabou sendo destruída.
O correio veio no ano de 1943, a primeira funcionária foi Edite Fernandes irmã de Zé Fernandes.
O meio de informação interessante, era os auto falantes, distribuídos pelas ruas da vila. A energia era a motor, funcionava até as 22:00 hs durantes os anos de 1953 a mais ou menos 1965, em 1966 foi inaugurada a energia elétrica. Na existia água encanada, a principal fonte de água era da cacimba “sabonete” de onde que vinha a água de consumo dos habitantes.
A primeira pessoa a ser enterrada no cemitério foi a mãe de Benedito Simplicio.
A Primeira escola foi destruída para a construção da BR 232, época do governo de Paulo Guerra ( governador de Pernambuco), assim foi construída a atual escola que recebe o nome do governador da época Paulo `Pessoa Guerra, a primeira professora a lecionar lá foi Dona Lordes Fernandes.
A elevação de Vila para Distrito ocorreu no ano de 1952. O primeiro vereador de Sitio dos Nunes José Nunes Duarte Filho.
Em 1981, foi inaugurada o posto da Companhia pernambucana de saneamento ( COMPESA), governo de Marco Maciel.
Em 03 de Novembro de 2003, as comunidades religiosas com a participação dos demais começaram a reconstruir a casa paroquial, destruídas anos atrás, a paroquial foi reconstruída com os recursos da comunidade e é hoje um dos cartões pastais de Sitio.
No ano de 2009, na gestão de Marconi Santana foi reconstruída a praça pública que também representa a comunidade, lá os jovens se encontram para bater papo.
• A história de um lugar e parte da memória vida de todos, se você pode contribuir como alguma informação que venha a somar com a história de sítio dos Nunes, deixe seu comentário ele será de enorme importância para todos os sitiense futuros.”
Texto: Manuella Epaminondas
Sua Benção mãe querida
A SUA BENÇÃO MÃE QUERIDA
ME GUARDA, TAMBÉM CONFORTA
AO SAIR POR ESSA PORTA
SUA BENÇÃO TROUXE COMIGO
PRA LIVRAR-ME DO PERIGOS
DAS FALHAS E DOS DESVIOS
EU SEI QUE NÃO TÔ SOZINHO
NAS ARMADILHAS DA VIDA
POIS SUA BENÇÃO MÃE QUERIDA
ME ACOMPANHA NO CAMINHHO
A CRUELDADE DO MUNDO
HOJE VEJO COM CLAREZA
E ME BATE UMA TRISTEZA
MAS NÃO DESISTO DA LUTA
O MEDO NÃO ME OCULTA
SOU IGUAL UM PASSARINHO
QUE ESTÁ DISTANTE DO NINHO
E VOA EM TERRA PERDIDA
MAS SUA BENÇÃO MÃE QUERIDA
ME ACOMPANHA NO CAMINHO
A LEMBRANÇA QUANDO VEM
ÀS VEZES ME FAZ CHORAR
ENTÃO ME PEGO A PENSAR
COMO A ESTRADA É PERIGOSA
ONDE EU ACHEI QUE ERA ROSA
SÓ ENCONTREI FOI ESPINHO
A CHUVA NÃO DÁ UM ESTIO
MAS A FÉ NÃO FOI VENCIDA
E SUA BENÇÃO MÃE QUERIDA
ME ACOMPANHA NO CAMINHO
MINHA MÃE ESSA SAUDADE
PARECE QUE NÃO SE VAI
EU ME LEMBRO DE MEU PAI
O REMORSO LOGO VEM
DIGA A ELE QUE TAMBÉM
PELOS SEUS PASSOS ME GUIO
QUE O TEMPO NÃO É TARDIO
E QUERO VOLTAR UM DIA
COM FÉ NA VIRGEM MARIA
QUE ME REGE NO CAMINHO
EU TERMINO POR AQUI
ESTE ESCRITO DESABAFO
À TODOS MANDE UM ABRAÇO
TAMBÉM ROGUE SEMPRE A DEUS
QUE ME GUIE NOS PASSOS MEUS
PRA QUE NÃO SIGA SOZINHO
PELOS MOMENTOS SOMBRIOS
NOS RUMOS QUE TEM A VIDA
PEÇO A BENÇÃO MÃE QUERIDA
PRA SEGUIR O MEU CAMINHO
Jakson Amorim ( Poeta e Colaborador do Blog)
sábado, 26 de fevereiro de 2011
Meu Pai Por: Jakson Amorim
Meu Pai
À Deus peço que ilumine
O caminho de Meu Pai
Que ele nunca desanime
Continue sempre firme
Pelo rumo que ele vai
Pai eu tenho no senhor
Um exemplo de vitória
Pois sei que és vencedor
Também serei lutador
Pra vencer na minha história
Homem forte lutador
Vitorioso na sua vida
Pois a vive sem temor
E tudo que já alcançou
Foi com glória merecida
Ao senhor peço perdão
Se algum erro cometi
Mas valeu pela lição
Sei que nessa condição
Alguma coisa aprendi
É Meu Pai o tempo vôa
Só ele nos faz saber
Não gastar o tempo à toa
Pois se a vida hoje é tão boa
Amanhã pode não ser
E nessa data importante
Quero parabenizá-lo
Pena que estou tão distante
Meu coração radiante
Queria agora abraçá-lo
Nessa vida quero ter
Essa coragem que é tanta
Como o senhor quero ser
Tenho orgulho de dizer
Sou filho de Zé de Santa.
Jakson Amorim ( Poeta e Colaborador do Blog)
Motoristas! Problema cratera! RESOLVIDO
Motoristas! Problema cratera! RESOLVIDO
a cratera que punha em risco a segurança dos motorista e passageiros na estrada de Sítio para Flores; que foi denunciada por vários blogs da região como também por este blog, foi consertada estes dias, alguns motoristas reclamaram da falta de sinalização quando o serviço esta sendo realizado, "por pouco não ocorreu nenhum acidente"; apesar da solução de tapar a cratera ser positiva, a qualidade do serviço não agradou aos motorista, eles reclamam dos altos preços dos impostos sobre veiculos automotores(IPVA) e da pouca prestação de serviços na estrada.
quem faz este trajeto todo dia, verifica que toda a estrada é remendada!
Manuella Epaminondas
Se chover? esqueça Internet em Sítio
Peço desculpa aos seguidores pela falta de atualização do blog durante este dois dias.
Mais uma vez o sinal de internet caiu e a comunicação virtual foi pelo "brejo".
a empresa sitioonline de Custódia que presta serviço aos usuários da comunidade de Sitio dos Nunes, informou aos clientes que a Embratel estava fazendo manutenção, esta informação nos é passada toda vez que chove!
Uma coisa já sabemos se chover esqueça Internet.
Manuella Epaminondas
Meu Sertão
Meu Sertão
Quando eu paro e recordo o meu passado
No Sertão, no meu tempo de menino
Dentro do peito um certo desatino
Toma conta d'um coração alado
Que de tanto com o mundo ter sonhado
E aspirado um sucesso no futuro
Desligou-se d'um modo prematuro
Do Sertão, do seu lugar querido
E a lembrança de tudo lá vivido
Me derruba, e esse golpe é sempre duro.
Jakson Amorim ( autor, poeta e colaborador do Blog)
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
Cultura! Ler é diferente de reler!
Assim eu vejo a vida
Cora Coralina
A vida tem duas faces:
Positiva e negativa
O passado foi duro
mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria
Que eu possa dignificar
Minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações
E me fazer pedra de segurança
dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições
lutas e pedras
como lições de vida
e delas me sirvo
Aprendi a viver.
Carnaval Chegando !!
Carnaval
CARNAVAL 2011
O carnaval vem aí e todo mundo se anima na hora de foliar, mas pra onde ir? O que fazer pra curtir o carnaval, tendo em vista que o nosso município não oferece opções e muito menos estrutura pra esse tipo de evento; nos resta fazer as malas e ir curtir o famoso carnaval da capital ou seguir para as cidades vizinhas onde há esse tipo de manifestação, como por exemplo a cidade de Triunfo e Sertânia.
Segue abaixo a programação das principais atrações de cada cidade, respectivamente:
TRIUNFO
Sexta-feira dia 04/03 – Benito Di Paula
Sábado dia 05/03 – Luiz Ayrão
Domingo dia 06/03 – Patusco e Voa Voa
Segunda dia 07/03 – Raça Negra
Terça dia 08/03 – Fundo de Quintal.
SERTANIA
As datas ainda não foram divulgadas
Capim com Mel Elétrico
Orquestra Super Oara
Netinho
Asas da América
Vai D3
Voa Voa
Cuidados antes e depois de brincar
Hidratação total
O conselho é antigo, mas não custa reforçar: beba muito líquido durante a folia, como água mineral, sucos de frutas, água de coco e bebidas isotônicas, e tome cuidado com a procedência dos produtos. Se a pessoa for beber algo alcoólico, não esqueça de intercalar com sucos e refrigerantes. Dessa forma dá uma balanceada na glicose e não fica com aquela sensação péssima de quem bebeu demais.
Cardápio do dia
Para garantir a energia do corpo, prefira os alimentos ricos em carboidratos. É o caso de bolachas, pães e torradas integrais e barras de cereal, também ricos em fibra. O melhor é evitar alimentos gordurosos e frituras, que prejudicam a digestão e provocam sono, o que é péssimo para quem vai desfilar ou acompanhar o trio elétrico.
Encher a cara
O álcool costuma ser responsável por 50% das internações em pronto-atendimento de hospitais, causando danos ainda maiores em pessoas que não estão acostumadas a beber e que, nessa ocasião, exageram na dose.
O consumo elevado pode até provocar pancreatite - inflamação do pâncreas, órgão situado na parte superior do abdômen, aproximadamente atrás do estômago -, expondo o paciente ao risco de morte. Se for beber, não consuma bebidas alcoólicas de estômago vazio, intercale a ingestão do álcool com doses de água e sucos.
Roupas
Para ter força até o último dia de animação é indicado que seja usado roupas não sintéticas para facilitar a transpiração, calçados confortáveis e destinar boas horas para o repouso.
E NÃO ESQUEÇA...USE SEMPRE CAMISINHA!!!!
POr : Adriane Freire Colaboradora
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
Crônica: Momentos.... De: Adriane Freire
Momentos...
Nos dias atuais e acho que nos não atuais também, porém de uma forma mais amena e subentendida, as pessoas sempre levaram e levam muito a sério o lado supérfluo das coisas... resultados, metas e objetivos e acabam esquecendo-se do quão gratificante é o caminho que antecede a chegada.
Gestos e acontecimentos simples, sublimes, que ficam pela estrada e que lá na chegada farão falta.
De que adianta ler um livro pulando as páginas, se no fim você precisará daquelas informações pra entender o enredo.
De que adianta beijar de cara, passar batido pelo toque na mão, o coração acelerado, aquele charminho q torna tudo mais compensador.
De que adianta chegar aos grandes objetivos sem se ter vivido os pequenos prazeres???
Viva cada momento; aproveite os intervalos e não desperdice os segundos de espera...
Dê valor às paisagens na janela, seja do seu quarto, do ônibus ou mesmo da alma...
Aprenda a observar a beleza de um toque, de um sorriso, uma lágrima ou mesmo de um velhinho sentado na calçada a lembrar do que viveu.
Não corra demais... A estrada sempre estará ali...
Não chore demais... Não há dor q não passe...
Não ame demais... Ame mais... Você tem muito amor e alguns nada...
Não beba demais... Por ver no fundo do copo a imagem da amada...
Não trabalhe demais... Pode não sobrar tempo para um tempo só seu...
Não durma demais... Mas sonhe o quanto puder!!!
E lembre-se de que os bons e pequenos momentos são o que fazem a vida valer!!
Adriane Freire ( Sitiense ) – Autora e colaboradora do Blog, reside atualmente em Arcoverde e tem como hobbi escrever.
Cinema é melhor pra saúde do que pipoca!
Conversa é melhor do que piada.
Exercício é melhor do que cirurgia.
Humor é melhor do que rancor.
Amigos são melhores do que gente influente.
Economia é melhor do que dívida.
Pergunta é melhor do que dúvida.
Sonhar é melhor do que NADA!
Luis Fernando Veríssimo
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Cuidado Motorista! De Sitio a Flores ou de Flores a Sítio..Cratera a Vista
Já no perimetro urbano da PE-337, perigo é ainda maior.
Verdadeiras crateras em determinados trechos da rodovia estadual PE-337, que liga o Dístrito de Sítio dos Nunes ao município de Flores, no Sertão, estão colocando em risco a segurança dos motoristas que trafegam pelo local.
O trecho da rodovia estadual também enfrenta problemas de falta de sinalização, mas o problema principal mesmo está em relação aos buracos.
Não são muitos ao longo do trecho da via, mas os que surgiram aumentaram de tamanho rapidamente com as freqüentes chuvas que tem caído na região e estão provocando iminente risco de acidente, além de provocarem prejuízos, danificando veículos
Estudantes de Sítio . Fique de Olho!! no ProUni, as inscrições da 2ª Etapa estão abertas!
Galera! você que fez o Enem 2010, mesmo não tendo efetuado sua inscrição no Prouni na 1ªEtapa pode inscrever-se agora, Não deixe passar esta chance de entrar na Universidade, e no caminho da educação que as coisa andam!(Manuella Epaminondas)
Processo Seletivo
1° Semestre de 2011
- O processo seletivo 2011/1 do Prouni terá duas etapas de inscrições
- 1ª Etapa
A primeira etapa de inscrições estará aberta de 21 a 25 de janeiro de 2011 e terá duas chamadas subseqüentes. Veja o Cronograma. - 2ª Etapa
A segunda etapa de inscrições estará aberta de 21 a 24 de fevereiro de 2011 e terá duas chamadas subseqüentes. Veja o Cronograma. - Atenção
As duas etapas de inscrição são independentes, ou seja, o candidato que for pré-selecionado na primeira etapa não poderá se inscrever novamente. A segunda etapa é uma segunda chance àqueles que não foram pré-selecionados na primeira etapa ou àqueles que não efetuaram a inscrição no Prouni.
Mais informações no site: http://prounialuno.mec.gov.br/inscricao/forms/
Atenção! Sitiense hora de tirar sua carteira de Habilitação Grátis...
SE você encaixa-se em uma destes segmentos então increva-se.
As vagas estipuladas serão distribuídas entre os seguintes segmentos de beneficiários:
I. 25% (vinte e cinco por cento) para trabalhadores com renda familiar mensal igual ou inferior a 03 (três) salários mínimos e que estejam comprovadamente desempregados há mais de 01 (um) ano;
II. 10% (dez por cento) para trabalhadores com renda familiar mensal igual ou inferior a 03 (três) salários mínimos e que comprovem nunca haver tido experiência formal junto ao mercado de trabalho, com no mínimo 01 (um) ano de expedição da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS;
III. 20% (vinte por cento) para beneficiários do Programa Bolsa Família, criado pela Lei Federal nº 10.836 de 09 de janeiro de 2004;
IV. 5% (cinco por cento) para pessoas egressas e liberadas do sistema penitenciário, de acordo com seleção realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que cadastrará os selecionados no sistema disponibilizado pelo DETRAN/PE;
V. 15% (quinze por cento) para alunos matriculados no ensino fundamental ou médio da rede pública do Estado de Pernambuco, ou os que tenham concluído no intervalo de 01 (um) ano, bem como aqueles participantes de Programas Especiais por Distorções de idade/série, e que comprovem bom desempenho escolar, na proporção de 10% (dez por cento) e 5% (cinco por cento), respectivamente;
VI. 20% (vinte por cento) para os trabalhadores que comprovem remuneração mensal de até 02 (dois) salários mínimos;
VII. 5% para beneficiários no Programa Chapéu de Palha da zona canavieira e fruticultura irrigada.
Cada candidato só poderá se inscrever em 01 (um) único segmento de beneficiários.
As inscrições estão abertas no site: www.detran.pe.gov.br
SR. CANDIDATO, ATENÇÃO:
- AS INSCRIÇÕES ESTARÃO ABERTAS ATÉ AS 24:00 h DO DIA 28/02/2011
- A QUANTIDADE DE INSCRIÇÕES NÃO É LIMITADA.
- AS VAGAS DISPONÍVEIS SÓ SERÃO PREENCHIDAS APÓS A SELEÇÃO EFETUADA PELO SISTEMA DE INFORMÁTICA DO DETRAN/PE, A PARTIR DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO DEFINIDOS NA LESGILAÇÃO, E POSTERIOR COMPROVAÇÃO DOS DADOS CADASTRAIS ATRAVÉS DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA CADA SEGMENTO.
- A ORDEM DE INSCRIÇÃO NÃO CONTARÁ COMO CRITÉRIO DE CLASSIFICAÇÃO. PORTANTO NÃO TENHA PRESSA FAÇA INSCRIÇÃO. FAÇA COM CALMA E VERIFIQUE SE TODOS OS DADOS ESTÃO CORRETOS ANTES DE FINALIZAR O PROCESSO DE CADASTRAMENTO.
Fonte: Detran PE
domingo, 20 de fevereiro de 2011
É tempo de Plantar!!!
Os agricultores de Sítio dos Nunes, no sertão pernambucano já podem começar a plantar milho. Com a volta das chuvas; desde ontem 19 de fevereiro que no distrito chove, pela madrugada. Hoje por volta do meio dia ocorreu uma trovoada boa, cerca de 20 minutos de chuva grossa.
Com a terra arada e as sementes de milho na mão, os agricultores já podem plantar.
O plantio de milho segundo pesquisadores do Embrapa deve ser feito na época correta, para garantir a produção e a produtividade da lavoura e, consequentemente, o lucro do agricultor.
Mais sobre o plantio de milho
O atraso no plantio dificulta também diversas operações agrícolas, como o controle de pragas e plantas daninhas, além de aumentar a ocorrência de doenças.
É importante que o agricultor possa verificar a época de plantio mais adequada à região e as condições de umidade do solo. Planejar a época mais adequada de compra e recebimento da semente e reservar local adequado para o armazenamento da semente até o dia do plantio.
O plantio de uma lavoura determina o inicio de um processo de cerca de 120 dias que determinará os ganhos do agricultor em produção e produtividade.sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
A EMDPPG está sendo reformada
a reforma da escola EMDPPG ainda não foi concluida, em conversa informal com o pessoal da obra provavelme daqui a 8 oito dias a obra será entregue.
Foram construida mais duas salas amplas e ventiladas, que modesta a parte ficaram lindas,
além de todo o piso do prédio foi aplicado granito, reforma dos quadros, troca de portas e janelas e pintura!
Apartir deste ano a escola atenderá a alunos de 1ª a 8ª séries do Ensino Fundamental!
Todos os funcionários estão anciosos para a volta as aulas.
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
TODO MUNDO LAMENTA. POR QUE NÃO TEREMOS MAIS O ENSINO MÉDIO AQUI!
segundo informações,a Escola Estadual AiresGama, agora é uma escola de referência (EREM), ou seja, funcionará em regime semi integral, afim de manter as caracteristicas dos EREM'S a extensão que funcionava na Escola Municipal Dr. Paulo Pessoa Guerra (EMDPPG) não possui condições fisicas de atender a esta clientela de alunos obedecendo os padrões de uma escola de referência. Uma explicação cabivél! não tratar-se de "A" ou "B" querer ou não querer.
Porém, o que quero tratar aqui, faz parte de muitos questionamentos que ouço na ruas do Distrito, as pessoas lamentam muito tamanha situação, alguns questionam o passado e outros o presente e futuro, acredito eu, não ser este o momento de críticas, principalmente daquelas que não resolvem a situação; sugiro como tentativa de solução a criação de uma associção em potencial de " Pais,alunos e mestres" comprometidos com a causa que utilizando meios legais podem reividicar junto ao estado/municipio uma escola de Ensino Médio, uma vez que a nossa posição geografia e capaz de atender uma grande parcela dos estudantes oriundos da zona rural; Porém ATITUDE!!!!! é a palavra que falta a população, que precisa entender que no lado "A" ou no "B" existem estudantes que precisam ESTUDAR!
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Sítio hoje chora a morte de um conterrâneo. Bié
Operador de Máquinas da Odebrecht é assassinado com vários tiros de pistola em Floresta
O fato aconteceu ontem por volta das 12 horas e 20 minutos em frente da Borracharia do Posto Texaco,às margens da BR-316.Segundo informações de testemunhas,o Operador de Máquinas Pesadas da Empresa Odebrecht José Francinete Marinho da Silva, vulgo Bié, 33 anos, natural de Sítio dos Nunes e marador da Rua Velha em Flores parou o veículo em frente à borracharia, quando se aproximou um Gol de cor Preta e desembarcou um elemento desconhecido, o qual desferiu contra a vítima vários disparos de pistola calibre 380. Após averiguar o veículo da vítima, foi encontrado pelo Agente Civil Edvanildo, dentro da caixa do filtro de ar do carro um revólver calibre 38, com seis munições intactas, e duas motocicletas, uma CG-150 Honda de cor preta e outra de cor verde, ambas na carroceria do veículo de marca Fiat Estrada, cor prata, ano 2009, placa KLU 9049.O assassino evadiu-se do local, seguindo destino a Belém do São Francisco. Segundo levantamento, o referido veículo foi visto por populares trafegando na estrada vicinal que dá acesso a Barra do Silva em Itacuruba.Chegou ao conhecimento dos policiais-militares envolvidos nas diligências de que José Francinete tinha envolvimento com tráfico de drogas.O veículo com os seus pertences, inclusive a arma e as motos foram encaminhadas para o DP local, para as providências cabíveis.Fonte: http://www.radioavozdosertao.com/site/index.php?modulo=reportagens&sessao=ouvir&idR=3234 ( A voz do sertão FM - Hora das Broncas)
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
Objetivo do Blog
Sejam Bem vindos !!!