Pessoas com saudade da Terrinha

Seguidores

sábado, 27 de agosto de 2011

Sobre fotografia: O olhar de Géssica Amorim - "Através desses Olhos" : Steven McCcurry


A jovem Géssica Amorim- sitiense, amante de fotografias
dá sua opinião a cerca do artista Steven McCcurry, é maravilhosa
a percepção desta jovem as artes, vale a pena ler sua crítica.




Depois de Riboud, é o fotógrafo que eu mais gosto. Em 1984 - por aí- o cara conseguiu se infiltrar no Afeganistão, que na época era controlado pela Rússia,e fazer uma série de fotografias num acampamento de refugiados de Nasir Bagh (Paquistão). Entre essas fotografias, a mais famosa e responsável por vários dos prêmios ganhos pelo fotógrafo, incluindo medalha de ouro de Robert Capa, pela melhor reportagem fotográfica, foi intitulada como " A Menina Afegã" que ilustrou a capa da revista National Geographic, numa edição de julho de 1985 e que, consequentemente, acabou se tornando a imagem mais famosa publicada pela revista.

A garota, que na época tinha apenas 13 anos, teve o seu nome mantido em segredo. Mas, anos depois, uma equipe do NatGeo (site que pertence a National Geographic) decidiu fazer buscas pelo paradeiro da garota. Inicialmente descobriram , apenas, que a garota se chamava Sharbat Gula. Depois, a encontraram de fato e, para confirmar a identidade garota fotografada por Steve em 1984, foi usado um método biométrico. Logo depois a National Geographic promoveu um encontro entre Sharbat e McCurry.

Apesar de sua imagem ser conhecida por todo o mundo, era a primeira vez que Sharbat, já com 30 anos, via a sua fotografia.

Embora pareça, a carreira de Steve McCcurry, não se resume a apenas a uma fotografia. Depois de ter eternizado a imagem da menina afegã, no mundo da fotografia, Steve se especializou em fotografar pessoas em áreas de conflito. A exemplo disso, McCurry registrou sua presença em lugares como Filipinas, Golfo, Tibet e Yemen. Viagens que lhe rederam novas experiências e também vários outros prêmios.



Géssica Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário