Pessoas com saudade da Terrinha

Seguidores

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Trajetória Social de Lalá - “O FURACÃO DE FLORES”.


Aurícia Marques Nunes, mais conhecida como Lalá, é casada e mãe de dois filhos, natural de Serra Talhada-PE, onde foi criada e estudou até sua formação superior em Contabilidade e História.
Lalá tem um histórico de lutas pelos direitos dos menos favorecidos financeiramente, do município de Flores - PE, onde tem sua área de atuação em prol do homem do campo. Devido esta atuação, marcada pela determinação de amparo e lutas pelos direitos da população, Lalá ganhou um codinome carinhoso das pessoas que ela sempre defendeu; “O FURACÃO DE FLORES”.
Um fato, relevante, determinou seu ingresso definitivo na história do município; o assassinato de seu ex-marido, o locutor José Gildo da Silva, em 1996 depois de um pleito Politico no Municipio, Inconformada com a impunidade que se alojou em torno do processo, que corre até hoje em instâncias superiores, que desmistificava os responsáveis pela autoria do crime, Lalá mobilizou várias passeatas no município de Flores, pedindo justiça pelo assassinato de seu ex-companheiro, o famoso locutor, Gildo, pessoa por demais querida em toda região do sertão pernambucano. Á partir deste episódio, Lalá começou a ganhar o respeito do povo Florense, por não temer as forças políticas que atuavam na cidade e enfrentar “cara a cara” todos os obstáculos que se colocaram à frente de sua luta por justiça, luta que ela defende com profícuo embate até os dias de hoje em favor dos que buscam o que é justo; direitos a igualdade e cidadania.
Em 2010, junto com as associações de Moradores e agricultores do município buscou, PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) programa do Governo Federal, beneficiando cerca de 2 mil famílias com carne de ovinos e de peixes.
Com a Cooperativa de Agricultores e Criadores de Flores, fundou a COOPACCOB (Cooperativa dos Produtores, Agricultores e Criadores de Caprinos, Ovinos e Bovinos do Pajeú) com essa união, criadores e entidade, trouxe para o município primeira câmara fria, com capacidade para armazenar e congelar 5 mil Kg. de carne.
Em Riacho dos Barreiros, uniu-se ao grupo de mulheres, associados e comunidade para implantar o sistema, “Grupo de polpa”, ainda, com o mesmo grupo e apoio do IPA,implanta os canteiros para plantio de hortaliças.
Outro grande avanço em seu histórico pela defesa da população rural carente, é a fundação da Coopecatrusin- Cooperativa de Sítio dos Nunes, que está em fase terminal no processo contábil e que beneficiará com seus projetos toda a população de criadores, agricultores e famílias filiadas, ofertando produtos e insumos para produção agrícola.
Mais uma grande iniciativa, que já tem conseguido verdadeiras maravilhas, é a AFLOJOGI- Associação Floresce José Gildo, que objetiva fomentar todas as ações, não importa de que seguimento, desde que ampliem o desenvolvimento humano, criativo e produtivo das pessoas do município de Flores.
Para esta associação foi conseguido, com a ajuda de agricultores e seu atual marido, Allex Barbosa, 3 forrageiras de múltipla função como o picote de palma, cana, capins, sorgo, macaxeira etc.Também conseguiu a doação de mais de 10.000 doses de vermífugos, vitaminas, probióticos, sal mineral, ração, inoculante para silagem, ferramentas etc., e ainda sementes de vários tipos de capins, sorgo, milho e estilosantes, além de várias hortaliças que já beneficiam cerca de 500 famílias no município.
Lalá, através da Central das Associações, foi em busca de doações, conseguiu e já distribuiu para as comunidades, 12 cisternas de placas, 1 poço artesiano para o Assentamento Araras e outros beneficios.
Lalá diz que; “Os projetos não param por aí, e em parceria com as associações, cooperativas, agricultores e pecuaristas, iremos buscar para esse povo sofrido, que clama socorro e merece ter seus sonhos realizados,junto aos órgãos Federais e Estaduais, os projetos que amenizarão as dificuldades do homem do campo.”

p.s: Texto e imagens Publicado na integra
enviado por Ivânia Lima Frederico( Assessora de Imprensa)

ivanya.cg@hotmail.com

Um comentário:

  1. Conhecemos e acompanhamos o trabalho que Lalá vem desenvolvendo na região. É um exemplo de capacidade e compromisso que todo bom político deve mirar e orientar-se na construção de uma sociedade justa e igualitária. ALMIR XAVIER/ MST-PE

    ResponderExcluir