Quando eu paro e recordo o meu passado No Sertão, no meu tempo de menino Dentro do peito um certo desatino Toma conta d'um coração alado Que de tanto com o mundo ter sonhado E aspirado um sucesso no futuro Desligou-se d'um modo prematuro Do Sertão, do seu lugar querido E a lembrança de tudo lá vivido Me derruba, e esse golpe é sempre duro. Jakson Amorim ( autor, poeta e colaborador do Blog)
domingo, 29 de maio de 2011
Pense nisso: Hannah Arendt
“A pluralidade é a condição da ação humana pelo fato de sermos todos os mesmos, isto é, humanos, sem que ninguém seja exatamente igual a qualquer pessoa que tenha existido, exista ou venha a existir.”
Grande Pensadora!
Para refletir...
DEVER ESQUECIDO
Certo rei, muito poderoso, sendo obrigado a se ausentar do reino por muito tempo e desejando pôr à prova a capacidade do príncipe, seu filho, tomou de grande fortuna e entregou-lhe, dizendo:
- Quero que empregue toda esta fortuna na construção de uma casa, tão rica, luxuosa, confortável e bela quanto for possível.
Acontece, porém que o jovem, muito egoísta, arquitetou o plano de enganar o próprio pai, de modo a gozar todos os prazeres imediatos da vida e passou a comprar materiais de construção inferiores.
Onde lhe cabia empregar metais raros, utilizava latão; nos lugares em que devia colocar mármores, punha madeira barata e nos setores de serviço onde a obra reclamava pedra sólida, aplicava terra batida. Com isso, obteve largas somas, que consumiu desordenadamente, em companhia de outros jovens tão desmiolados e irresponsáveis como ele mesmo.
Quando o rei regressou, encontrou o príncipe abatido e cansado, a apresentar-lhe uma cabana tosca e esburacada, ao invés de uma casa nobre. Surpreso e triste, porém sem perder a calma, o rei devolveu-lhe a chave da cabana e disse:
- Meu filho, a casa que mandei edificar é para você mesmo. Não me parece a residência sonhada por seu pai, mas devo estar satisfeito com a que você próprio escolheu...
Márcio Siqueira - Colaborador
sábado, 28 de maio de 2011
Prefeitura de Flores paga neste sábado
O Governo de Flores paga neste sábado, a folha salarial do mês em curso. Estão recebendo neste sábado, os servidores efetivos lotados nas secretarias de: Administração, Finanças, Infraestrutura, Ação Social, Gabinete, Turismo e Eventos, servidores em comissão e servidores lotados no Fundeb 60% e 40%.
Os servidores que prestam serviço, contratados recebem dia 10/06.
Fonte: Florespe.net
Fala Patativa
ABC Do Sertão
ABC Do Sertã
Composição : Zé Dantas / Luiz Gonzaga
Lá no meu sertão pros caboclo lê
Têm que aprender um outro ABC
O jota é ji, o éle é lê
O ésse é si, mas o érre
Tem nome de rê
Até o ypsilon lá é pissilone
O eme é mê, O ene é nê
O efe é fê, o gê chama-se guê
Na escola é engraçado ouvir-se tanto "ê"
A, bê, cê, dê,
Fê, guê, lê, mê,
Nê, pê, quê, rê,
Tê, vê e zê.
Tô lendo e recomendo
Guerra e Paz
(Leão de Tolstoi)
Resumo traduzido da edição francesa
Em 1862 o conde de Tolstoi está perto de fazer trinta e quatro anos. Dentro da carreira das letras já não é propriamente um recém chegado. É de facto um escritor conhecido cujas obras já tinham chegado ao grande público. Contudo Tolstoi não é um escritor como qualquer outro, não frequenta os círculos literários e mundanos da capital. Recusa colaborar com as revistas da altura, embora os seus directores o procurem com insistência. Pode-se mesmo dizer que rompeu com os seus colegas de escrita e afastou-se das grandes ideias do seu tempo que tinham como base o cientismo ou o positivismo. No fundo, para ele escrever já não é um ganha pão, por que ele não precisa de sobreviver através da escrita.
Tolstoi tem outras preocupações, como por exemplo, a actividade pedagógica, que o apaixona e o faz abrir uma escola em 1859 ás crianças filhas de camponeses da sua propriedade de Iasnaia Poliana, para lhes ensinar ortografia, aritmética e o catecismo.
Tolstoi não é um homem, como pode á primeira vista parecer, indiferente ao seu tempo. Não é apenas um morgado de província apaixonado pela literatura, é sim um homem sincero e escrupuloso, cuja natureza excessiva o leva ao fundo das coisas sem temer as consequências. É um pensador, cujo objecto de meditação não é outro que o próprio homem, na sua integridade e na sua perenidade. É esta preocupação que garante o carácter profundo e verídico das suas obras. Procurando ver sempre para além do facto anedótico ou da actualidade do seu tempo, ele quer encontrar no homem aquilo que o torna homem e assim criar uma nova filosofia.
É neste ambiente que ele começa a escrever a sua obra prima, A Guerraaz
Por Zélia Fernandez
Fim de Feira
o lixo atapeta o chão
um caminhão se balança
quem vem de fora se lança
em cima do caminhão
um ébrio esmurra o balcão
no botequim da esquina
o gari faz a faxina
um cego ensaca a sanfona
e um vendedor dobra a lona
depois que a feira termina.
miçanga, fruta, verdura,
milho feijão e farinha,
bode, suíno, galinha,
miudeza, rapadura.
é esta a imagem pura
de uma feira nordestina
que começa pequenina,
dez horas não cabe o povo.
e só diminui de novo
depois que a feira termina
na matriz que nunca fecha
muito apressado entra alguém
mas sai vexado também
se não o carro lhe deixa
o padre gordo se queixa
do calor que lhe domina
e agita tanto a batina
quem que vê fica com pena
toca o sino pra novena
depois que a feira termina.
a filhinha do mendigo
sentada a seus pés, num beco,
comendo um pão doce seco
diz: papai, coma comigo.
e o velho pensa consigo
meu deus, mudai sua sina
pra que minha pequenina
não sofra o que eu sofro agora
ria a filha, o velho chora
depois que a feira termina.
um pedinte se levanta
da beira de uma calçada
chupando uma manga espada
pra servir de almoço e janta
um boi de carro se espanta
se o motorista buzina
um velho fecha a cantina
um cachorro arrasta um osso
e o pobre “assavessa” o bolso
depois qua a feira termina
um camponês se engana
chega atrasado na feira
não compra mais macaxeira,
nem batata, nem banana
empurra a cara na cana
pra esquecer a ruína,
arroz, feijão, margarina,
açúcar, óleo, salada,
regressa e não leva nada
depois que a feira termina
no açougue da cidade
das cinco e meia em diante
não tem um pé de marchante
mas mosca tem com vontade
um faxineiro abre a grade
tira uma mangueira fina
rodo, pano, creolina,
deixa tudo uma beleza
mas só começa a limpeza
depois que a feira termina
e o dono da miudeza
já tendo fechado a mala
escuta o rapaz que fala
do outro lado da mesa:
- meu senhor, por gentileza,
o senhor tem brilhantina?
ele diz com voz ferina:
- aqui na mala ainda tem
mas eu não vendo a ninguém
depois que a feira termina
um jumento estropiado,
magro que só a desgraça,
quando vê que a feira passa
vai pra frente do mercado
o endereço ao danado
eu não sei quem diabo ensina
eu só sei que baixa a crina
entre as cinco e as cinco e meia
lancha, almoço, janta e ceia
depois que a feira termina.
Dedé Monteiro
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Desculpa senhores leitores do blog
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Sem Internet em Sítio
Lembranças
Lembranças
Num cantinho do meu peito eu guardei
As lembranças do amor que um dia eu tive.
Sei a causa, mas finjo que não sei
Que as guardo porque ele ainda vive
E como um tolo ao tentar me enganar
Me sufoco, e, de mim mesmo, judio.
Vez ou outra eu me lembro que está lá,
Vez ou outra preferia um vazio.
Porque de nada adianta ter comigo
Os vestígios de um amor que já passou
É diferente de um livro já lido
Que você o reler, se então gostou
No meu caso, não foi um simples livro
No meu caso, foi o meu grande amor.
Jakson Amorim
quarta-feira, 25 de maio de 2011
"O Canto do Acauã"?
Por Marilourdes Ferraz
Qual o objetivo do lançamento desta terceira edição do livro "O Canto do Acauã"?
Com a última edição já esgotada há alguns anos , havia uma certa cobrança para uma nova edição do livro que busca trazer esclarecimentos no que se refere à história do cangaço na época de Virgulino Ferreira da Silva - O Lampião, exististindo a necessidade de se mostrar a verdade sobre o bandido diante das deturpações atuais que tentam transformar o bandido preocupado com o social, procurando tirar dos ricos para dar aos pobres, quando, na verdade, ele mantinha conluios com vários coroneis sertanejos.
Suas vítimas foram, principalmente, os humildes trabalhadores do campo - sertanejos como ele .No decorrer dos anos, a versão dos acontecimentos daquela época foram totalmente deturpados.
Tornou-se comum atualmente uma profusão de mitos e inverdades. Podemos afirmar, com certeza, que Virgulino Ferreira não foi obrigado a se tornar bandido pelas perseguições de um humilde e honestoe trabalhador sertanejo - José Saturnino, nem porque mataram o seu pai. O que aconteceu, na verdade é que Lampião então já era bandido e fazia parte do famoso grupo dos Porcinos de Alagoas e, inclusive , assaltava até própria polícia daquele estado arrebatando armas.
Lampião: hereói ou bandido?
Não há como transformar em herói um homem que formou vários grupos em todos os sertões do Nordeste, que torturou, sequestrou, roubou, destruiu lares, queimou pessoas, animais e fazendas estrupou, mutilou e matou tantas pessoas, enlutando e desfazendo centenas de lares na região, notadamente, na sua terra natal- o Vale do Pajeú.,de onde saíram, em consequência, alguns dos seus mais bravos combatentes.
O rastro deixado pela passagem de Lampião e seu bando nos sertões mostrava a realidade da violencia e da degradação humana: disseminou o terror, corrompeu,marcou mulheres indefefesas com ferro incandescente como sem fosse gado de sua propriedade particular, cerceou a liberdade de homens livres. Simples trabalhadores sertanejos.
Foi, na realidade,o mais temível torturador, chocando a todos com os seus requintes de crueldade. Os casos mais escrabosos, acontecidos no sertão de Pernambuco, foram mantidos no silêncio dos sertanejos que se integraram às Forças Volantes, solidários com o sofrimento físico e moral das famílias ultrajadas, as quais lhe pediam a caridade do silêncio para não destruirem com a divulgação o que restava da dignidade de suas famílias. O problema constituído pelo cangaço, tornou-se tão sério e vergonhoso que outros numerosos jovens da região foram deixando as suas atividades para ingressarem nas Forças Volantes.
Atualizada e aumentada - contém quase 700 páginas e mais de 100 fotos que registram um tempo da historia sertaneja. Inclui, inclusive importantes entrevistas de remanescentes das histórias registradas no livro,como o Gen. Liberato de Carvalho, que foi comandante geral das Forças Volantes na Bahia e que não concedia entrevistas a jornalistas ou escritores que poderiam " deturpar suas palavras".
Mas o livro é essencialmente baseado nas memórias do cel PM Manoel de Souza Ferraz (conhecido como Manoel Flor) um digno filho da região do Pajeú, conhecedor profundo de sua terra e sua gente e que participou da história aqui narrada - do prólogo ao epílogo. A edição é da Comunigraf.
PS do Blog: A autora Marilourdes Ferraz é jornalista, professora e pesquisadora. É membro da Academia de Artes e Letras de Pernambuco e tem cerca de 40 trabalhos publicados. É filha de Manoel de Souza Ferraz, hoje patrono do 14o. Batalhão da PMPE, localizado em Serra Talhada.
Jogos Escolares..Sitienses na disputa
Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 25, o cerimonial de abertura da 18ª edição dos Jogos Escolares Fase Classificatória, um grande público, além de autoridades locais se fez presente no Ginásio Onze de Setembro para prestigiar.
A banda O.S e a filarmônica Manoel Wanderley abrilhantaram o evento, todas as delegações também compareceram ao inicial com seus diretores, educadores, atletas e alunos.
Destaque para ampla estrutura oferecida pelo prefeito Marconi, para boa realização dos jogos, mais uma vez esse ano com todas as escolas da rede municipal recebendo padrões esportivos e material para treino.
As atividades esportivas acontecem hoje, quinta-feira e sexta-feira, durante turnos da manhã, tarde e noite, a comunidade florense é convidada a participar.
Texto retirado do Blog do Alberto Ribeiro
terça-feira, 24 de maio de 2011
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Nasceuuu!!!
Caio Fernando Abreu! fala por mim!
Trechos III
"Apenas já não somos mais crianças e desaprendemos a cantar. As cartas continuam queimando. Eu tentei pensar em Deus. Mas Deus morreu faz muito tempo. Talvez se tenha ido junto com o sol, com o calor. Pensei que talvez o sol, o calor e Deus pudessem voltar de repente, no momento exato em que a última chama se desfizer e alguém esboçar o primeiro gesto. Mas eles não voltaraão. Seria bonito, e as coisas bonitas já não acontecem mais."
Caio Fernando Abreu
Homem é detido em Betânia por porte ilegal de arma de fogo
Ao realizar incursões em Betânia, a equipe CIOSAC em conjunto com o serviço de inteligência da CIOSAC que tentavam localizar um individuo preventivado, que segundo informes estava circulando naquela localidade, deparou-se com o acusado supracitado na noite de ontem. Tratava-se de José Edson Ferreira de Araujo, de 57 anos, que estava conduzindo um veiculo Fiat Uno na Baixa da Forminga, Zona Rural de Betânia . Ao abordar o mesmo, foi encontrado no interior do veículo, 01 revólver cal. .38. O acusado informou que possuía o registro da arma em sua residência. Ao ser indagado se possuía outras armas na propriedade rural de onde estava vindo, afirmou que sim. O mesmo acompanhou o policiamento até a localidade e apresentou as seguintes armas e objetos: 01 Revólver Cal.38, Rossi, 01 Revólver Cal. 38, Taurus e 01 Esping. Cal. .20, 20 (vinte) munições de Cal. .38 intactas, 15 (quinze) cartuchos Cal. .28 deflagradas, Recipientes contendo pólvora e espoleta, 01 Corpo de uma arma Cal. 12 em perfeito funcionamento, faltando apenas o cano. E por não possuir todos os registros das armas, as foram encaminhadas a DP de Serra Talhada junto com o acusado para autuação.
Fonte: Hora das Broncas
Samuel do Mercado define este mês se sai candidato
Samuel do Mercado define este mês se sai candidato
O empresário Samuel Marinho (PR) define nos próximos dias se aceita ou não o convite para ser candidato à sucessão de Nemias Gonçalves (PSB). Ele diz que vai analisar melhor o convite e deverá se reunir com membros do Partido Republicano - PR e algumas lideranças políticas da cidade de Custódia.
Uma reunião será marcada com o deputado federal Inocêncio Oliveira, presidente da Executiva estadual do PR para discutir o assunto. Samuel afirma que brevemente o assunto estará definido. Ele declarou que caso não aceite o convite de Nemias vai indicar o nome do vice-prefeito Joãozito Moura para a disputa.
Blog do Itamar
Entre O Pente E O Repente
Não sou esses balai todo!
Sou meio desleriado.
E quando ligo o desligo: tõe-õe-õe-õe-õe-õe!
Vejo que só tenho arranco, ao me ver ali parado.
Minhas dúvidas são campestres.
Minhas rimas são risais.
Baldias, uns dias
De procurar alegrias nas baixas dos tristezais.
Pela rodagem dos versos, eu sempre solto um olá!
Pra quem está desolado.
Os meus olhares piscosos? São piscos de alegria.
Alegria é manga espada, é sempre verde e amarela.
Tanto, que às vezes penso até com certa doidice
Que sou filho da escrotice do bico do peito dela.
E quando cismo dos peitos
Despedaço de minh'alma versos angelicais.
Até despertei paixão, me chamaram de Romeu.
Atá consegui aplausos que o bandeirinha não deu.
Toneladas de paixão e dessas bem toneladas
E o bandeirinha... Ahhh! Bandeirinha! não deu.
Nas matas dos leitos secos os sertões torno a rimar.
É rima caçando rima feito o fuxico dos galos.
Rimo de Maria Macho à Sinhazinha Dafé.
Sertão de Chico Baygon, Sertão de Chico Dé
Da mulherização das jumentinhas
Das coitadas das galinhas
Das maridanças de solteiro, do desrelato de vaqueiro
- Descontramantelo da vida -
Do Cariri e do Agreste.
E nordestando o Nordeste sou quase um Cabra da Peste!
Sou vaqueiro, cangaceiro
Sou matuto, sim senhor.
Eu sou Cagado e Cuspido
Paisagem de Interior.
Jessier Quirino
domingo, 22 de maio de 2011
Reflita...
"Não te entregues a manifestações
que azedume e revolta, mesmo
quando sintas por dentro da própria alma,
o gosto amargo desta ou daquela
desilusão!"
Emmanuel (Psicografado)
"Oferece-te para o trabalho do bem, como te encontras
e tal qual és, fazendo o melhor de ti." (Zélia Fernandez)
Sugestão: Zélia Fernadez
sábado, 21 de maio de 2011
Monopólio da Progresso revolta população sertaneja:Serviço é considerado péssimo
Servida apenas pela Auto Viaçao Progresso que liga a região do Pajeu ao Recife, a população tem sofrido com o fim do chamado transporte alternativo, que deixava os passageiros no seu destino, proibido pela CTTU.A Progresso, que assumiu o compromisso de levar os passageiros até o Derbi suspendeu esse tipo de atendimento deixando inconformados os sertanejos, que dependendo do horário que chegam ao TIP, tem que desembolsar quase R$ 90 reais, somando passagem mais taxi.O monopólio da Progresso numa época de globalização está sendo criticada pelos passageiros que cobram providências e a intervenção das autoridades locais.
FONTE: Blog do Nill Junior
a cegonha tá solta..................... aumentando a família sítiense
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Hoje é dia de Festa..ebá
Já está tudo pronto para o evento principal da 61ª Festa das Rosas, o palco da Otoni Andrada em formato de concha, acolhe com totais condições qualquer mega atração em suas metragens de 20m x 18m, além de paisagismo diferenciado, poda de árvores, pintura de guias e organização infraestrutural completa.
O Governo de Flores preparou um ambiente espetacular para o público participante de Flores e região, além de muito investimento em segurança e atendimento emergencial com ambulâncias e corpo de bombeiros.
Blog: Alberto Ribeiro
quinta-feira, 19 de maio de 2011
"CHUVA DE VENTO"
Ocorreu-me nesses dias uma lembrança muito engraçada e um tanto quanto curiosa da minha infância. Lembrança essa que viera à tona enquanto eu e meus colegas observávamos maravilhados e ao mesmo tempo assustados, a chuva que caía torrencialmente e que poucas vezes fora vista por nossos olhos de vinte e poucos anos. Lembrei-me desse fato, porque na hora da chuva, o vento era muito forte, a famosa “chuva de vento” que sempre dá aquele medinho lá no fundo de cada um de nós.
Quando eu era pequena... E quando eu digo pequena é pequena mesmo, pois tinha que subir naquelas madeiras que sustentam as tábuas da porta e suas dobradiças, pra poder, na ponta dos pés, ver a chuva caindo (coisa que aprecio desde que consigo me lembrar). Era uma tarde de domingo, a gente costumava ir à casa dos meus avós, quase que todo final de semana, na época de chuvas especialmente e esse final de semana não foi diferente.
A chuva começou de repente com aqueles enormes pingos que chegam a doer o juízo se atingem nossa cabeça; corremos pra dentro da casa, porque minha mãe e minha vó logo começaram a gritar, mandando sairmos da chuva, por que se dependesse de mim ficava!
Eu entrei e como sempre, fui logo me trepar nas madeiras da porta, pra ficar observando aquilo tudo, mas naquele dia foi diferente, começou de súbito uma ventania que mais parecia que iria carregar consigo, casa, mãe, vó, vô, inclusive eu, que mesmo com medo, agarrava-me forte à porta, mas não saía de lá! Queria ver tudo!
Todos estavam com medo da chuva, o vento era muito forte e aquilo começou a ficar mesmo sério, quando minha vó percebeu que suas amadas plantas e flores estavam sendo devastadas por aquele vento incontrolável... Aí não!! Um absurdo desses não poderia acontecer!! Tudo, menos maltratar suas lindas e queridas plantas!!
Minha vó tinha plantas e flores por todo o entorno da casa; casa de quintal enorme e terreiro maior ainda e ainda do lado da casa um terreno cercado com mais uma enorme variedade de plantas e flores, o qual ela chamava carinhosamente de “minha horta”. Quando viu todas as suas lindas flores machucadas ou caindo com a força do vento ela decidiu tomar decisões drásticas...
Foi até a pequena cozinha que havia ao fundo da cozinha maior, onde o fogão de lenha cozinhava vagarosamente o feijão na panela de barro, pegou uma considerável quantidade de cinzas, o suficiente pra encher uma bacia pequena, daquelas brancas de estanho que todo mundo tem ou já teve em casa (pelo menos todo sertanejo); pegou também duas facas peixeiras enormes com as quais meu avô costumava cortar a lenha mais fina pra acender o fogo e veio em direção à porta da cozinha, onde eu estava “pendurada”.
Aquela cena me tirou a concentração da chuva e elevou meu olhar curioso àqueles elementos nas mãos da minha vó.
Foi então que eu perguntei:
- Vovó, pra quê isso??!?
Ela respondeu-me com sabedoria:
-Então não sabe menina?!!?
-As facas são pra cortar o vento e as cinzas pra fazer a chuva parar!!!!
Fiquei intrigada. Como poderia?? Duas facas e uma bacia de cinzas, conseguirem parar a própria natureza?!?!
Minha vó jogou por cima da minha cabeça, primeiro, uma das facas na diagonal e em seguida a outra no sentido oposto, como se formassem um “X” e disse:
-Tem que jogar cruzado senão não funciona!
Em seguida jogou as cinzas bem pro alto e com força de tal forma, que se espalharam, mesmo com toda aquela chuva e pronto! Estava feito!!Não sei como, se pela “simpatia” da minha sábia avó ou mesmo obra coincidente da natureza...
Só sei que não deram 2 minutos e a chuva converteu-se em garoa daquelas que dá vontade de dormir pra sempre...
Adriande Freire _ Colaboradora
Para que estamos aqui na Terra?
De onde viemos? Para onde vamos? Para que estamos aqui neste planeta? Estas são somente algumas das questões feitas pela maioria das pessoas em diferentes momentos de suas vidas e por variados motivos. E essas perguntas também demonstram um processo, que inclui o passado, o presente e o futuro. O que temos feito ao longo deste tempo, ao longo de nossas vidas, ao longo da nossa história na Terra?
Se observarmos aspectos diversos da sociedade humana observamos evolução, apesar das inúmeras distorções que ainda vemos em diversos locais do nosso planeta; das guerras, do preconceito, da exclusão. Porém, sabemos que a evolução da sociedade se dá a partir da evolução da pessoa, portanto do espírito. E como ocorre a evolução do espírito?
Com tantos questionamentos (e até algumas certezas que a Doutrina Espírita nos traz), a SER Espírita traz nesta edição duas reportagens que podem contribuir no estudo a respeito da evolução homem, a começar pela evolução do espírito. Mas sendo o assunto amplo e complexo, fica o chamamento: estudos e pesquisas devem ser constantes. Não há conceitos fechados. E por isso cabe a todos investigar, ler, descobrir conceitos novos que possam auxiliar no entendimento da vida no Universo. A pesquisa começa, sem dúvida, por meio das publicações de Allan Kardec, mas também deve seguir para os campos da filosofia, da ciência, da educação, entre outros.
Editorial desta Semana da Revista Ser Espirita
Chuva volta a cair no Sertão
As chuvas voltaram a cair no Sertão do Pajeú nessa terça-feira (17) e quarta-feira (18). Nas últimas 24 horas foram registrados 97 mm. A precipitação pluviométrica foi intensa em várias municípios da região como em Serra Talhada, Calumbí, Carnaíba, Quixaba, Flores, Tabira, Solidão, Ingazeira, Iguaracy e São José do Egito.
Em Afogados da Ingazeira, moradores das Ruas Euclides Torres Nunes e Diomedes Gomes, no Centro, enfrentaram problemas. Segundo o radialista Aldo Vidal a situação fica insuportável “ Todas vez que chove o esgoto retrona para as residências porque não há uma galeria ideal para passagem da água. “ reclama o radialista.
A previsão da meteorologia é mais chuvas durante a semana. Para esta quarta-feira é de 11 mm, para quinta-feira (19), 18 mm, mais 12 mm na próxima sexta-feira e no sábado.
Fonte: NE 10
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Inscrições para o Enem começam na próxima segunda-feira Prova será realizada nos dias 22 e 23 de outubro. MEC confirma um segundo exame para os dias 2
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão ser feitas a partir das 10h desta segunda-feira (23), exclusivamente pela internet. O prazo termina às 23h59 do dia 10 de junho. O anúncio foi feito pela presidente do Inep, Malvina Tuttman, em entrevista coletiva em Brasília.
O exame ocorrerá nos dias 22 e 23 de outubro. Uma nova edição está marcada para os dias 28 e 29 de abril. A portaria com o edital do exame de outubro será publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (19).
"Nós teremos pelo menos duas edições por ano. A cada divulgação do edital do Enem, será editada uma portaria com as datas da edição seguinte", explica Malvina.
No edital, o Inep vai reafirmar o veto a pedidos de revisão ou vistas de provas, condicionado a uma manifestação oficial da Justiça. Segundo Malvina, os candidatos serão recomendados a fazer uma leitura prévia das instruções. "No edital não há um tempo definido mas há sim a recomendação expressa em benefício do candidato para que sejam lidas as instruções e preenchidos corretamente todos os cartões, e para que sejam conferidos os cadernos de prova que lhe são oferecidos", diz a presidente do Inep.
Também não será permitido ao candidato usar relógio, lápis e borracha. Os estudantes poderão entrar com os telefones celulares nas salas onde as provas serão aplicadas, mas os aparelhos serão desligados e guardados em sacolas e colocados sob a carteira dos candidatos.
A gráfica RR Donnelley Moore, a mesma de 2010, vai imprimir as provas do Enem. Para garantir a segurança da aplicação das provas e evitar o vazamento de dados, mais dois parceiros do Inep foram anunciados. A Módulo, empresa privada, fará o detalhamento da gestão de risco e o Inmetro atuará na certificação da gráfica, que é a mesma que prestou o serviço ao MEC no último ano. Ao mesmo tempo, o Centro de Seleção e Eventos da Universidade de Brasília (Cespe), continua responsável pela aplicação do exame.
Denio Menezes da Silva, diretor de Gestão e Planejamento do Inep, esclareceu que a Módulo foi contratada pelo Ministério do Trabalho por pregão eletrônico, e o valor da prestação de serviço pode chegar a R$ 5,6 milhões.
Entre todos os processos necessários para a realização do exame, 400 mil pessoas estarão envolvidas, 12 mil locais serão usados, com 140 mil salas, em 1.599 municípios. Ainda acontecerão 6 mil escoltas policiais.
A previsão é aplicar a segunda edição do Enem de 2012 no mês de novembro, após as eleições municipais. "Gostaríamos que fosse em outubro, mas temos processo eleitoral e, neste sentido, possivelmente será em novembro de 2012", afirma a presidente do Inep.
Mais edições por ano
Malvina Tuttman disse ainda que o Inep planeja no futuro ter mais de duas edições do Enem por ano. Para isso, o MEC está cadastrando um banco de ítens com perguntas que podem ser usadas nas futuras provas. Os ítens serão formulados por professores de universidades públicas. "Quanto mais oportunidades nós tivermos de avaliarmos como nós estamos isso é fundamental. Este aumento com qualidade do banco de ítens será muito significativo, e podemos ter outras edições e outros formatos do Enem".
Vaga na universidade
O MEC deu início em 2009 a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.
Fonte: G1
Algumas músicas nos traduzem !!
Ando meio desligado
eu nem sinto os meus pés no chão
Olho e não vejo nada
eu só penso se você me quer
Eu nem vejo a hora de lhe dizer
aquilo tudo que decorei
e aquele beijo que eu já sonhei
você vai sentir mas por favor
não leve a mal
eu só quero ô... ô...ô.
que você me queira
(...)
Levava uma vida sossegada
gostava de sombra e água fresca
meu Deus quanto tempo eu passei sem saber
foi quando meu pai me disse filha
você é ovelha negra da família
agora é hora de você assumir
e sumir baby baby bêêê
não adianta chamar
quando alguem está perdido
procurando se encontrar baby baby bêêê
não adianta esperar oh não
tire isso da cabeça
ponha o resto no lugar
Promotora de Flores quer fechar bar e cyber perto de escolas
Promotora de Flores quer fechar bar e cyber perto de escolas
A Promotora de Justiça Rafaela Melo Carvalho, disse ontem, que vai iniciar uma ofensiva para fechar os bares, lanchonetes e cybers irregulares nas proximidades das escolas na cidade de Flores. Segundo a representante do Ministério Público, o principal objetivo é fechar estabelecimentos que vendem bebida alcoólica para adolescente e lan houses que aceitem alunos em horário de aulas.
Fonte: Blog do Itamar
terça-feira, 17 de maio de 2011
Avanço na informatização dos cartórios do sertão
Avanço na informatização dos cartórios do sertão
A tecnologia aportou com força nos cartórios do Sertão do Pajeú. Mas a habilidade em manejá-la ainda não chegou, lamentavelmente, a toda a região. Por pouco tempo. A partir da próxima terça-feira, 17 de maio, a Corregedoria Geral de Justiça oferecerá um treinamento para os funcionários dos cartórios de Afogados da Ingazeira e das cidades vizinhas sobre como usar o Malote Digital. A solenidade de abertura , com a presença do corregedor geral Bartolomeu Bueno, está marcada para as 17 horas da terça e acontecerá no mesmo local da "oficina": o Centro Tecnológico de Afogados da Ingazeira. O curso se estenderá até da quarta até sexta-feira, sempre começando às 13 h e terminando às 18h.
A esta altura, o leitor deve estar se perguntado o que é o tal Malote Digital. "É simples", explica o assessor de tecnologia da Corregedoria Francisco Valério. "Trata-se de uma ferramenta que faz a comunicação entre a Corregedoria e os Cartórios Extrajudiciais", esclarece. Como já acontece em toda a capital - e em boa parte da região metropolitana-, todos os ofícios e informativos serão enviados através do programa de computador, não mais pelo método tradicional (os correios).
Há um sem-número de vantagens da tecnologia sobre o antigo meio. Ao contrário das cartas - que se avolumam nas salas de cartórios e demoram algum tempo para chegar -, as mensagens do Malote ocupam espaço apenas na memória do computador e alcançam o destinatário quase imediatamente.
A assessora técnica da Corregedoria Auxiliar para o Serviço Extrajudicial Rosário Guaraná indica outro ponto forte do programa. "Ele impede um problema comum que acontece quando se usa o e-mail. Com ele, nós podemos verificar se a pessoa abriu ou não a mensagem que enviamos".
Facilitar o trabalho dos cartorários e da Corregedoria não é o único benefício do software. Pelo contrário: a população é quem mais vai se dar bem com a total implantação do programa. Rosário Guaraná exemplifica: "A gente tinha um grande problema com busca de certidões. Já aconteceram casos de eu enviar ofícios para 19 cartórios e só obter todas as respostas cerca de um ano depois".
Com informações da Comissão Nacional de Justiça
Blog O secretário do Povo
Futebol
Hoje a partir das 16:00 ocorrerrá uma partida
de futebol na quadra da escola,
a disputa será entre alunos da
EMDPPG E professores/funcionários.
a intenção é despertar nos alunos
o gosto pela prática esportiva saudável,
entreenter,como também lhes proporcionar uma
maior proximidade com os funcionários e professores!
Boa Pelada a todos!!!
E que o time de Everaldo ganhe!!=)
Manuella Epaminondas
Acidente !!
Hoje(17), pela manhã Pedro de Tita Baião
sofreu um acidente, ele vinha de bicicleta
pela travessa Joaquim Nabuco (Rua de Antonio Pezinho)
em direção a PE (Flores),pedeu o controle
da bicicleta e colidiu
com uma D-20 Placa não informada.
Pedro, foi socorrido por Cristiano de Flonina,
que o levou para o HOSPAM em Serra Talhada,
segundo informações o quadro dele é estavável!
Manuella Epaminondas
São João 2011
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Politica Custódia
Nemias lança Samuel do Mercado para seu sucessor em 2012
Segundo conversa de bastidores no município de Custódia, o prefeito Nemias Gonçalves (PSB), desistiu de lançar Serginho e lançou o nome do comerciante Samuel Marinho (PR), para ser candidato à Prefeitura em 2012. Não se sabe os motivos da resistência de Nemias ao nome do vice Joãozito. A pré-candidatura de Serginho já estava ganhando força e talvez formasse a chapa dos sonhos, isso porque iria juntar a experiência do socialista com a juventude de Serginho...
Blog do Itamar
Pra ouvir e lembrar da Terrinha!!
Caboclo Sonhador Flávio José
Sou um caboclo sonhador
Meu senhor, viu
não queira mudar meu verso
Se é assim não tem conversa
Meu regresso para o brejo
Diminui a minha reza
Coração tão sertanejo
Vejam como anda plangente o meu olhar
Mergulhado nos becos do meu passado
Perdido na imensidão desse lugar
Ao lembrar-me das bravuras de nenem
Perguntar-me a todo instante por Bahia
Neca e Quinha, como vão? tá tudo Bem?
Meu canto é tanto quanto canta o sabiá
Sou devoto de Padim Ciço Romão
Sou tiete do nosso Rei do Cangaço
Em meu regaço culminado em pensamento
Em meu rebento sedento eu quero chegar
Deixe que eu cante cantigas de ninar
Abram alas para o novo cantador
Deixem meu verso passar na avenida
Num forró-fiado tão da bexiga de bom
domingo, 15 de maio de 2011
Cumprindo com a Palavra!!
Parabéns Santa Cruz Futebol clube
pelo título de 2011
em cima do meu Sport!
E não me peçam pra ser impacial
quanto ao meu time isso ja é demais!
contudo esclareço! A culpa Foi do Mick Jagger....
logo pela manhã vi a cara dele no Face.
A bichinho do sangue de cutuvia!!!
agradeço lembrando
ao Campeão Brasileiro, Campeão do Brasil,
4 vezes Campeão do Nordeste, 3 vezes Campeão Norte-Nordeste e
39 vezes Campeão Pernambucano, pela bravura
e pela raça!! PELO SPORT TUDO!
Fragmentos disso que chamamos de "minha vida
Fragmentos disso que chamamos de "minha vida".
Há alguns anos. Deus — ou isso que chamamos assim, tão descuidadamente, de Deus —, enviou-me certo presente ambíguo: uma possibilidade de amor. Ou disso que chamamos, também com descuido e alguma pressa, de amor. E você sabe a que me refiro.
Antes que pudesse me assustar e, depois do susto, hesitar entre ir ou não ir, querer ou não querer — eu já estava lá dentro. E estar dentro daquilo era bom. Não me entenda mal — não aconteceu qualquer intimidade dessas que você certamente imagina. Na verdade, não aconteceu quase nada. Dois ou três almoços, uns silêncios. Fragmentos disso que chamamos, com aquele mesmo descuido, de "minha vida". Outros fragmentos, daquela "outra vida". De repente cruzadas ali, por puro mistério, sobre as toalhas brancas e os copos de vinho ou água, entre casquinhas de pão e cinzeiros cheios que os garçons rapidamente esvaziavam para que nos sentíssemos limpos. E nos sentíamos.
Por trás do que acontecia, eu redescobria magias sem susto algum. E de repente me sentia protegido, você sabe como: a vida toda, esses pedacinhos desconexos, se armavam de outro jeito, fazendo sentido. Nada de mal me aconteceria, tinha certeza, enquanto estivesse dentro do campo magnético daquela outra pessoa. Os olhos da outra pessoa me olhavam e me reconheciam como outra pessoa, e suavemente faziam perguntas, investigavam terrenos: ah você não come açúcar, ah você não bebe uísque, ah você é do signo de Libra. Traçando esboços, os dois. Tateando traços difusos, vagas promessas.
Nunca mais sair do centro daquele espaço para as duras ruas anônimas. Nunca mais sair daquele colo quente que é ter uma face para outra pessoa que também tem uma face para você, no meio da tralha desimportante e sem rosto de cada dia atravancando o coração. Mas no quarto, quinto dia, um trecho obsessivo do conto de Clarice Lispector "Tentação" na cabeça estonteada de encanto: "Mas ambos estavam comprometidos.
Era isso — aquela outra vida, inesperadamente misturada à minha, olhando a minha opaca vida com os mesmos olhos atentos com que eu a olhava: uma pequena epifania. Em seguida vieram o tempo, a distância, a poeira soprando. Mas eu trouxe de lá a memória de qualquer coisa macia que tem me alimentado nestes dias seguintes de ausência e fome. Sobretudo à noite, aos domingos. Recuperei um jeito de fumar olhando para trás das janelas, vendo o que ninguém veria.
Atrás das janelas, retomo esse momento de mel e sangue que Deus colocou tão rápido, e com tanta delicadeza, frente aos meus olhos há tanto tempo incapazes de ver: uma possibilidade de amor. Curvo a cabeça, agradecido. E se estendo a mão, no meio da poeira de dentro de mim, posso tocar também em outra coisa. Essa pequena epifania.
Caio Fernando Abreu
Fragmentos do livro: Lindos Casos de Chico Xavier
Casos de Chico Xavier
Ramiro Gama
A água da paz
Em torno da mediunidade, improvisavam-se, ao redor do Chico, acesas discussões. É, não é. Viu, não viu. E o médium sofria, por vezes, longas irritações, a fim de explicar sem ser compreendido. Por isso, à hora da prece, achava-se quase sempre, desanimado e aflito. Certa feita, o Espírito de Dona Maria João de Deus compareceu e aconselhou-lhe: - Meu filho, para curar essas inquietações você deve usar a Água da Paz. O Médium, satisfeito, procurou o medicamento em todas as farmácias de Pedro Leopoldo. Não o encontrou. Recorreu a Belo Horizonte. Nada. Ao fim de duas semanas, comunicou à genitora desencarnada o fracasso da busca. Dona Maria sorriu e informou: - Não precisa viajar em semelhante procura. Você poderá obter o remédio em casa mesmo. A Água da Paz pode ser a água do pote. Quando alguém lhe trouxer provocações com a palavra, beba um pouco de água pura e conserve-a na boca. Não a lance fora, nem a engula. Enquanto perdurar a tentação de responder, guarde a água da paz, banhando a língua. O Médium baixou então, os olhos, desapontado. Compreendera que a mãezinha lhe chamava o espírito à lição da humildade e do silêncio.
Sugestão do colaborador: Márcio Siqueira
sábado, 14 de maio de 2011
Possivéis modelos das camisas da Festa de Junho
Os seguintes modelos acima ainda dependem
da aprovação dos juízes.As cores e estampas podem mudar,
contudo estes modelos seram sugeridos e tem grandes chances de
serem aceitos pela comissão.
O nosso Blog conseguiu com exclusividade
trazer já o gostinho da festa pra vocês queridos
leitores!
Manuella Epaminondas
Assinar:
Postagens (Atom)