Pessoas com saudade da Terrinha

Seguidores

sábado, 2 de julho de 2011

Somos Notícias no Blog "construindo a historia hoje"

Veja matéria escrita no Blog "construindo a historia hoje" sobre Sítio dos Nunes.

O DISTRITO DE SÍTIO DOS NUNES
José Ozildo dos Santos
Rosélia Maria de Sousa Santos


O DISTRITO DE SÍTIO DOS NUNES pertence ao município de Flores, que está localizado na parte setentrional da microrregião Pajeú, Estado de Pernambuco. O referido distrito, que se encontra ao longo da rodovia federal BR 232, num ponto dado pelas coordenadas 8º 2’ 52” S e 37º 0’ 6” W, onde se cruzam a mencionada rodovia federal as PEs 340 e 227.


Foto 1 - Aspectos gerais da localidade


Foto 2 - Aspectos gerais da localidade

As origens históricas do povoado, núcleo inicial do atual distrito de Sítio dos Nunes, remontam ao século XIX, quando ali se fundou uma fazenda de gado e se construiu uma pequena capela. No entanto, o Distrito de Sítio dos Nunes somente foi criado pela Lei Municipal nº 50, aos 30 de maio de 1953.


3 - Aspectos gerais da localidade



4 - Aspectos gerais da localidade

À semelhança de todo o município de Flores, o território que forma o Distrito de Sítio dos Nunes é coberto, basicamente, por uma vegetação do tipo Caatinga Hiperxerófila com trechos de Floresta Caducifólia. Na Serra do Tamboril, localizada cerca de 9 Km da referida sede distrital, é possível encontrar uma densa mata nativa, onde existem exemplares de catingueira e mandacaru, com alturas superiores a 15 m. Tal vegetação, integra uma área de preservação ambiental, reservada num assentamento rural ali instalado.


5 - Aspectos gerais da localidade

6 - Escola Municipal Dr. Paulo Pessoa Guerra

O clima da região é do tipo Tropical Semi-Árido, com chuvas de verão. As maiores intensidade de chuvas são registrada no período de abril a maio, sendo que a precipitação média anual é de aproximadamente 700mm. Com respeitos aos solos, os mesmos são mal drenados, apresentando fertilidade natural média e problemas de sais.


Foto 7 - Escolinha Primeiros Passos


Foto 8 - Centro Cultural Nunense

A sede do referido possui quase 100% de suas vias públicas pavimentadas. Ali, a Prefeitura Municipal de Flores mantém uma empresa contrata, que cuida da limpeza pública, recolhendo o lixo urbano diariamente.
A agricultura da região é centrada, especialmente, na produção de milho e feijão. No entanto, cultiva-se também o tomate e algumas frutas, com destaque para a manga, a goiaba e a pinha. A pecuária é representada pelo criatório de bovino, caprinos e ovinos, cujos rebanhos, em números de animais, se apresentam nessa mesma ordem.


Foto 9 - Escritório local da COMPESA

Foto 10 - Unidade de Saúde da Família
De acordo com dados divulgados pelo IBGE, em 2008, a população do Distrito de Sítio dos Nunes era de 3.454, sendo que 1.560 residiam na sede distrital e 1.894 nas localidades rurais circunvizinhas. No referido distrito, segundo o Departamento de Arrecadação Tributária da Prefeitura Municipal de Flores, existem 776 imóveis (residenciais e comerciais).


Foto 11 - Posto Policial Local (Móvel)

A população da sede distrital é servida por um sistema de abastecimento d’água, administrado pela COMPESA, que ali também mantém um escritório local.
Em termos de infra-estrutura a referida sede também dispõe de praças, matadouro público, posto policial, Unidade de Saúde da Família, Centro Cultural, Creche, Posto dos Correios e Telégrafos, cartório, posto médico-odontológico e biblioteca pública.


Foto 12 - Capela Local


Foto 13 - Casa da Pastoral
Em Sítio dos Nunes existem cerca de quarenta pequenos estabelecimentos comerciais e duas pequenas indústrias. A comunidade local é servida por telefones públicos estrategicamente instalados, sendo considerável o número de telefones residenciais e comerciais ali existentes.

Foto 14 - Posto dos Correios
No campo educacional, a localidade sedia duas escolas, sendo que a Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Dr. Paulo Pessoa Guerra é a mais importante. Em termos culturais, o distrito possui o Centro Cultural Nunes, que é uma organização não-governamental, ligada à Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e ali mantém uma Biblioteca, que presta uma homenagem ao professor Carlos Borges.

Foto 15 - Assembléia de Deus

Foto 16 - Congregação Cristã do Brasil

O principal acidente orográfico existente no território do Distrito de Sítio dos Nunes é a Serra do Tamboril, que além de sua beleza paisagística, abriga um rico sítio arqueológico, formado unicamente por pinturas: trata-se da Casa de Pedra do Tamboril.

Foto 17 - Casa de Pedra do Tamboril

Foto 18 - Pinturas rupestres, Casa de Pedra do Tamboril

A mencionada Casa de Pedra encontra-se dentro dos limites traçados para uma área de preservação ambiental, consignada na antiga Fazenda São Gonçalo, que foi desapropriada no início do presente século, para a formação do Assentamento Rural Riacho do Navio II

Nenhum comentário:

Postar um comentário